Teatro Digital → Nas Escolas →
Teatro Digital → Nas Escolas →
Teatro Digital nas escolas públicas de Araxá e Belo Horizonte
O projeto leva obras artísticas e técnicas do teatro de forma inteiramente gratuita.
Resultado ROLÊ DIGITAL EM BH 2023
CATEGORIA I - 5° a 8°
A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CINDERELA
Escola: M. Anísio TeixeiraProfessora: Thais Fabula
CATEGORIA II - 9° a EJA
MENINO DE RUA
Escola: M. Tancredo Phídeas GuimarãesProfessora: Cynthia Rodrigues
CATEGORIA I - 5° a 8°
A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CINDERELA
Escola: M. Anísio TeixeiraProfessora: Thais Fabula
CATEGORIA II - 9° a EJA
MENINO DE RUA
Escola: M. Tancredo Phídeas GuimarãesProfessora: Cynthia Rodrigues
Menção Honrosa
Cartas de Alice
Escola: M. Geraldo Teixeira da CostaProfessora: Maura Santos
Escola Destaque
Escola: M Pedro AleixoProfessora: Cristiane DayrellMelhor Participação
Menção Honrosa
Cartas de Alice
Escola: M. Geraldo Teixeira da CostaProfessora: Maura Santos
Escola Destaque
Escola: M Pedro AleixoProfessora: Cristiane DayrellMelhor Participação
VENCEDOR 2022: 'Alice e o Sonho da Igualdade' - Escola M. Magalhães Drumond
Assista aos vídeos:
O projeto levará obras artísticas e técnicas do Teatro Digital a escolas públicas de Araxá e Belo Horizonte, de forma inteiramente e gratuita.
Teatro Digital Nas Escolas
Visa capacitar professores para que, utilizando dos elementos das artes cênicas como parte de suas disciplinas nas salas de aulas, incitem nos estudantes a criação artística de conteúdos digitais.
OBJETIVO: levar múltiplos gêneros e técnicas teatrais para o debate em sala de aula, de forma a democratizar a dramaturgia e estimular a autonomia criativa e reflexiva.
As capacitações presenciais dos professores, desenvolvidas pelos facilitadores e técnicos do Teatro Digital nas Escolas, tem como base duas obras teatrais, selecionadas de acordo com a faixa etária dos alunos.
Teatro Digital Nas Escolas
Visa capacitar professores para que, utilizando dos elementos das artes cênicas como parte de suas disciplinas nas salas de aulas, incitem nos estudantes a criação artística de conteúdos digitais.
OBJETIVO: levar múltiplos gêneros e técnicas teatrais para o debate em sala de aula, de forma a democratizar a dramaturgia e estimular a autonomia criativa e reflexiva.
As capacitações presenciais dos professores, desenvolvidas pelos facilitadores e técnicos do Teatro Digital nas Escolas, tem como base duas obras teatrais, selecionadas de acordo com a faixa etária dos alunos.
A partir da apreciação das obras de Teatro Digital, “Alice Através das Sombras”, da Cia Lumiato e “Chão de Pequenos”, da Cia Negra de Teatro
Os Professores
Os professores, após capacitação, trabalharão com a mediação teatral, junto aos estudantes, abordando conteúdos de Artes e outras áreas do conhecimento – como Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História e Sociologia.
Os Alunos
Os alunos, além das discussões em sala de aula, receberão pílulas sobre as obras e o Teatro Digital, e também vídeos com dicas de tecnologia e formas de produzir trabalhos digitais mais “descolados”, seja no conteúdo ou na forma e, em grupos ou duplas, produzirão conteúdos digitais audiovisuais (textos, áudios, vídeos, dentre outros).
Etapa Final(prêmios e menções)
Como etapa final do projeto, acontece, via redes sociais, a “Mostra Competitiva de Conteúdo Digital nas Escolas”, com criação de obras digitais dos estudantes, a partir do aprendizado no projeto. Os melhores vídeos, eleitos em votação pública, receberão prêmios e menções.
Os Professores
Os professores, após capacitação, trabalharão com a mediação teatral, junto aos estudantes, abordando conteúdos de Artes e outras áreas do conhecimento – como Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História e Sociologia.
Os Alunos
Os alunos, além das discussões em sala de aula, receberão pílulas sobre as obras e o Teatro Digital, e também vídeos com dicas de tecnologia e formas de produzir trabalhos digitais mais “descolados”, seja no conteúdo ou na forma e, em grupos ou duplas, produzirão conteúdos digitais audiovisuais (textos, áudios, vídeos, dentre outros).
Etapa Final(prêmios e menções)
Como etapa final do projeto, acontece, via redes sociais, a “Mostra Competitiva de Conteúdo Digital nas Escolas”, com criação de obras digitais dos estudantes, a partir do aprendizado no projeto. Os melhores vídeos, eleitos em votação pública, receberão prêmios e menções.