In-Betweennes – Reciprocidade e dramaturgia urbana na curadoria de artes cênicas
Piersandra Di Matteo – teórica, dramaturga e curadora italiana de artes cênicas – discutirá alguns estudos de caso e suas experiências curatoriais baseadas na ativação de trocas teóricas e práticas. A pesquisadora entende a prática curatorial como um gesto descolonial, ou seja, como uma série de ações capazes de romper barreiras que afastam os sujeitos, que ultrapassamos limites que isolam suas singularidades.
No encontro, ela irá compartilhar projetos submetidos à sua curadoria nos últimos anos, como E a raposa contou ao corvo, vencedor do prêmio UBU 2014 de Melhor projeto organizacional curatorial; o Projeto Speciali, promovido pela Prefeitura de Bolonha sobre os trabalhos de Romeo Castellucci; e o projeto Creative Europe, oferecido pelo ERT (Emilia Romagna Teatro) em parceria com outros seis países europeus com o objetivo de testar a participação ativa de habitantes e migrantes por meio de formas de reapropriação do espaço urbano.
Atualmente, Piersandra é diretora artística da Bienal Atlas of Transitions (Bolonha, 2018-2020), um projeto que aproxima e cruza diferentes culturas por meio de linguagem diversas em artes cênicas que tem como proposta discutir os processos contemporâneos de migração, a convivência social e estratégias de cocriação entre nativos e migrantes.
Piersandra Di Matteo
Teórica de artes cênicas, dramaturga e curadora. Seus interesses teóricos vão do teatro pós-dramático às práticas de curadoria e da linguística à filosofia contemporânea. Ela foi convidada para realizar conferências e seminários em centros de pesquisa e universidades internacionais (Hong Kong, Roma, Xangai, Londres, Cingapura, Montreal, Amsterdã, Nova York, Filadélfia) e foi convidada como professora visitante no MESTC / CUNY The City University de New York em 2017. Seus ensaios foram publicados em revistas internacionais, catálogos de arte, coleções de ensaios e projetos multimídia.
Há mais de dez anos é a colaboradora e dramaturga mais próxima de Romeo Castellucci, trabalhando com ele nos principais teatros da Europa, museus e festivais internacionais, entre os quais se destacam o Festival d’Avignon, Ruhrtriennale, Théàtre La Monnaie Bruxelles, Schaubühne Berlin, Wiener Festwochen, Ópera de Paris, Staatsoper Hamburgo, Ópera de Lyon, Bayerische Staatsoper Munique, Ópera Nacional Holandesa, Salzburger Festspiele e Bozar Bruxelles.
Piersandra desenvolveu projetos para festivais internacionais de teatro, peças e galerias de arte. Também acompanhou vários artistas e intérpretes como consultora teórica. Entre seus numerosos projetos como curadora, o projeto multi-formato E a raposa contou ao corvo recebeu o Prêmio UBU de Melhor projeto organizacional curatorial 2014. Atualmente, é diretora artística da Bienal Atlas of Transitions (Bolonha, 2018-2020).
Crédito da foto: Guido Mencari