TEATRO EM MOVIMENTOS – EMCONTOS NA PRAÇA
Oficina “À Margem – Dançando Guimarães”
Experimento corporal a partir do funk, com Negona Dance
03/05 (quarta) a 05/05 (sexta) – 14h às 16h
Negona Dance (Welleton Carlos) é morador do Aglomerado da Serra/BH, tem 25 anos e além de ser dançarino intérprete e coreógrafo é também produtor cultural. Negona Dance hoje é diretor e coreógrafo do Grupo Identidade Oficial, é dançarino e coordenador do Favelinha Dance e estuda Dança na UFMG. Ele também é pesquisador e dançarino de funk, faz parte do Observatório das Quebradas, um coletivo político cultural de defesa da cultura afro-periférica urbana. É um dos produtores do Baile Funk da Serra e faz parte da equipe do Lá da Favelinha e ACM Cafezal. Sua dança e produção já foram e estão sendo prestigiadas nos maiores eventos da capital mineira como Fan, Minas Con, Disputa Nervosa Nacional entre outros. Para Negona: “O funk diz quem eu sou, de onde eu vim, e para onde vou!”
Inscrição prévia (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317. Vagas limitadas.
Sussurros Poéticos – Roseando
04/05 (quinta) – 18h
06/05 (sábado) – 15h30
07/05 (domingo) – 10h
O grupo Patela de Teatro trará um pouco de poesias, contos e encantos ao pé do ouvido, utilizando a obra de Guimarães Rosa. O sussurro poético é um trabalho inspirado no grupo francês de intervenções poéticas “Les Souffleurs, commandos poétiques”. Através de um aparato cilíndrico, oco e decorado com tecido, os artistas sussurram poemas, contos curtos ou até canções que levam à uma experiência sensorial única.
Espetáculo Teatral –“Pormenor de Ausência”,Giuseppe Oristanio
04/05 (quinta) – 19h30
06/05 (sábado) – 16h30
Os últimos anos da vida de Guimarães Rosa foram transformados na peça Pormenor de Ausência. A peça é resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião. O monólogo traz o ator Giuseppe Oristânio e tem direção de Ernesto Piccolo. O texto retrata o autor em uma fase de intensa atividade, conciliando a carreira de escritor com a de diplomata, embora já estivesse com a saúde fragilizada. O espetáculo revela toda a humanidade do escritor, com os pensamentos focados nos problemas de saúde, e dilemas existenciais, que envolvem a perspectiva da finitude e o desejo de ingressar na Academia Brasileira de Letras. De acordo com a autora, o texto procurou dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, contrapondo sua genialidade às questões que o atormentavam em seus últimos anos de vida.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Bate-papo “Obra e vida de Guimarães Rosa”
05/05 (sexta) – 17h
Com o ator Giuseppe Oristanio, a autora da peça Pormenor de Ausência, Lívia Baião, e o professor e mestre em literatura Alexandre Amaro, especialista na obra de João Guimarães Rosa.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Performance de Danças Afro-Periféricas Urbanas com Grupo Identidade apresentando “Roseando – Quase nada sei, mas desconfio de muita coisa”
06/05 (sábado) – 17h30
Grupo Identidade é formado por jovens do Aglomerado da Serra que fazem apresentações de dança que misturam o estilo urbano com elementos contemporâneos, do jazz ao funk, o que dá um caráter inédito às coreografias. O coletivo surgiu em 2012, por meio de oficinas do Programa Fica Vivo, e ganhou o público da comunidade, tornando-se referência na cultura urbana de Belo Horizonte. Atualmente, a formação reúne talentos das sete vilas que compõem o aglomerado.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Baile Teatro em Movimento
06/05 (sábado) – 18h30
Funk desde os anos 2000 até a atualidade. Será conduzido por Negona Dance e Grupo Identidade.
Espetáculo Infantil – “A Caixinha de Papelão”
07/05 (domingo) – 11h
21/05 (domingo) – 10h
Baseado no conto da escritora mineira Stella Maris Rezende.
O que pode ter dentro de uma Caixinha de Papelão? Essa é a pergunta que Maridilurde e Loreto se fazem, durante todo o espetáculo. Essa divertida comédia infantil nos apresenta o mundo das infâncias a partir do olhar de duas crianças que brincam com sua imaginação e nos fazendo dar gargalhadas com suas confusões. O que será que tem dentro? Só vendo e imaginando junto com esses dois é que você saberá. No palco dois atores resgatam o universo da cultura da criança através de brincadeiras, trava línguas e parlendas. O trabalho corporal traz à tona a corporeidade da infância com toda a sua liberdade e expressividade. O espetáculo é um convite ao imaginário e ao universo lúdico da criança.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Com acessibilidade em libras
Oficina de Escrita Criativa – “José Saramago: Todas as Palavras”, com Claudia Maia
17/05 (quarta) a 18/05 (quinta) – 14h às 17h
A oficina de escrita criativa “José Saramago: Todas as Palavras” é uma oportunidade para os apreciadores de literatura explorarem o universo do autor português José Saramago. Os participantes serão convidados a mergulhar no estilo único de Saramago e aperfeiçoar suas habilidades literárias escrevendo textos criativos de diversos gêneros (miniconto, haicai, poema com recortes de jornal). Cada encontro se iniciará com a leitura comentada de textos de Saramago, para o conhecimento das principais características da escrita desse escritor. A segunda parte de cada encontro compreenderá a produção escrita dos textos. Como produto da oficina, propõe-se a realização, no dia 20 de maio, de um varal poético, para a exposição ao público dos textos produzidos.
Claudia Maia é mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Literatura comparada pela UFMG. Realizou estágio de Pósdoutoramento na Università degli Studi di Siena, na Itália. Professora de Literatura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com atuação nos cursos técnicos, na graduação em Letras – Tecnologias da Edição e na Pós-graduação em Estudos de Linguagens.
Inscrição prévia (gratuita) pelo telefone (31) 3343-7317. Vagas limitadas.
Espetáculo Teatral – “Caim”
18/05 (quinta) – 19h30
20/05 (sábado) – 16h
Inspirado na obra de José Saramago – Com Henri Pagnoncelli. O espetáculo “Caim” é baseado no último romance de José Saramago, único Prêmio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa. Adaptado para teatro pela dramaturga Teresa Frota, o monólogo é interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e dirigido por Jacyan Castilho. A peça integrou a Programação Oficial das Comemorações do Centenário de José Saramago (que aconteceu de 16 de novembro de 2021 a 16 de novembro de 2022), tem o apoio institucional da Fundação José Saramago, de Lisboa e foi o único espetáculo, com texto do escritor, a representar o Brasil. Com duração de 70 minutos, a história é contada na primeira pessoa e todas as personagens são interpretadas pelo ator-narrador. A palavra é a protagonista. O humor refinado do texto conduz o espectador por uma jornada atemporal e o desperta para uma nova maneira de perceber a si mesmo e a consequência de seus atos. Com seu estilo único, olhar curioso, crítico e irônico, José Saramago instiga o leitor à reflexão, a pensar além das palavras, das frases, a aguçar seus sentidos, questionar a realidade, a transitar por caminhos desconhecidos e enriquecedores.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Com acessibilidade em libras
Bate-papo “Sobre Saramago – Leitura é Bem-Estar”
19/05 (sexta) – 17h
Com o ator Henri Pagnoncelli, a dramaturga Teresa Frota e a Professora Pós-Doutora Renata Junqueira.
O objetivo dessa conversa será definir a leitura literária como aquela que humaniza o leitor. “Leitura é bem-estar” e a partir dessa temática, uma atenção especial será dada aos mediadores: que se beneficiam do ato de ler e/ou contar e que sentem o bem estar do outro, leitor em formação. Assim, o texto de Saramago – “A maior flor do mundo” – vai compor o bate-papo evidenciando a beleza do texto verbal e o poder do menino Saramago em fazer sombra e literatura da mais pura qualidade estética, fazendo seus leitores se sentirem felizes e bem.Henri falará focado na atuação do espetáculo. Teresa Frota falará da pesquisa e da dramaturgia e a Professora Renata Junqueira terá seu foco na leitura e bem-estar, como citado acima, fazendo pontes com o livro infantil “A Maior Flor do Mundo”, escrito por Saramago.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
“Iluminando Saramago”
20/05 (sábado) – 14h
Varal de textos produzidos na “Oficina de Escrita Criativa José Saramago: Todas as Palavras”, com Claudia Maiae da obra de JoséSaramago.
Sussurros Poéticos – Sussurrando Saramago
18/05, (quinta) – 18h
20/05 (sábado) – 15h
O grupo Patela de Teatro trará um pouco de poesias, contos e encantos ao pé do ouvido, com textos de José Saramago. O sussurro poético é um trabalho inspirado no grupo francês de intervenções poéticas “Les Souffleurs, commandos poétiques”. Através de um aparato cilíndrico, oco e decorado com tecido, os artistas sussurram poemas, contos curtos ou até canções que levam à uma experiência sensorial única.
Show Sarau Saramago Guimarães – com Rose Brant, Tatta Spalla e Celso Adolfo
20/05 (sábado) – 17h
Celso Adolfo tem um disco inspirado em canções da obra Sagarana, de Guimarães Rosa. Rose Brant e Tatta Spalla, casados, foram “provocados” a compor canções sobre a obra de José Saramago, a partir de encontros com a especialista Claudia Maia, que ministra a Oficina de Escrita Criativa inspirada na obra do autor português.
Retirada de ingressos uma hora antes do evento. No máximo um par de ingressos por pessoa. Lugares limitados.
Serviço:
“Teatro em Movimento – EmContos na Praça”
Dias: de 3 a 7 e de 17 a 21 de maio, de quarta a domingo
Horários: vide programação
Entrada gratuita
Local:Memorial Vale – Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Horário de funcionamento do Memorial Vale:Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita