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Ação formativa do Teatro em Movimento em quatro módulos de trabalho

✸ Preparação corporal✸ Preparação vocal✸ Direção✸ Dramaturgia

Ação formativa do Teatro em Movimento em quatro módulos de trabalho

✸ Preparação corporal✸ Preparação vocal✸ Prática e direção cênica✸ Dramaturgia

Atrás da História

O projeto Atrás da História parte da escuta ou observação sensível dessas vozes, dessas existências que não conhecemos e que gostaríamos de pesquisar, recontar ou revelar pela primeira vez. Atrás da história existiram vozes que não foram escutadas, créditos que não foram dados. Há, portanto, o não dito, o não escrito, o não reconhecido. “Gavetas que nunca foram abertas” e pessoas não reconhecidas.

Partindo desta temática, nosso convite é para um processo criativo de imersão. A ação formativa do Teatro em Movimento se estruturou e organizou-se em quatro módulos de trabalho. Serão ministradas oficinas de preparação corporal, preparação vocal, dramaturgia e direção cênica.

Na abertura do segundo módulo, o projeto apresenta o bate-papo Atrás da Cena, para conversarmos sobre produção cultural, desenho de luz ou cenotécnica. Ao fim da imersão, faremos uma mostra que será apresentada no auditório do Memorial da Vale em Belo Horizonte, para celebrarmos a construção desse trabalho coletivo.

Público Alvo:

Estudantes/Artistas Cênicos/Interessados em Teatro

Classificação etária:

16 anos

Investimento:

Gratuito

Vagas:

20 + 5 vagas de ouvintes

A seleção levará em conta o currículo e a carta de intenções (até 3 parágrafos), tendo a ordem de inscrição como critérios de desempate. O participante deverá obrigatoriamente participar de no mínimo 75% da carga horária das oficinas para obtenção de certificado.

Itabira

Abril/Maio – Dias: 12; 13; 14; 19 (atrás da cena); 20; 21; 26 (atividade remota); 27; 28; 04 e 05 de maio.

Horários: 12 e 19 – das 19h às 21h; 13; 14; 20; 21; 27, 28 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 26 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 04 – das 14h às 18h. 05 – das 14h às 20h.

Ouro Preto

Maio/Junho – Dias: 10; 11; 12; 17 (atrás da cena); 18; 19; 24 (atividade remota); 25 e 26. // Em Junho: 01 e 02.

Horários: 10 e 17 – das 19h às 21h. 11; 12; 18; 19; 25 e 26 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 24 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 01 – das 14h às 18h. 02 – das 14h às 20h.

Congonhas

Julho/Agosto – Dias: 12; 13; 14; 19 (atrás da cena); 20; 21; 26 (atividade remota); 27 e 28. / Em Agosto: 03 e 04.

Horários: 12 e 19 – das 19h às 21h. 13; 14; 20; 21; 27 e 28 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 26 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 03 – das 14h às 18h. 04 – das 14h às 20h.

Itabira

Abril/Maio – Dias: 12; 13; 14; 19 (atrás da cena); 20; 21; 26 (atividade remota); 27; 28; 04 e 05 de maio.

Horários: 12 e 19 – das 19h às 21h; 13; 14; 20; 21; 27, 28 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 26 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 04 – das 14h às 18h. 05 – das 14h às 20h.

Ouro Preto

Maio/Junho – Dias: 10; 11; 12; 17 (atrás da cena); 18; 19; 24 (atividade remota); 25 e 26. // Em Junho: 01 e 02.

Horários: 10 e 17 – das 19h às 21h. 11; 12; 18; 19; 25 e 26 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 24 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 01 – das 14h às 18h. 02 – das 14h às 20h.

Congonhas

Julho/Agosto – Dias: 12; 13; 14; 19 (atrás da cena); 20; 21; 26 (atividade remota); 27 e 28. / Em Agosto: 03 e 04.

Horários: 12 e 19 – das 19h às 21h. 13; 14; 20; 21; 27 e 28 – das 10h às 13h / das 14h às 17h. 26 – das 18h às 22h

(atendimento remoto de 1h, previamente agendado, para grupos de cinco participantes). 03 – das 14h às 18h. 04 – das 14h às 20h.

(Cronogramas sujeitos a alteração)

Preparação corporal com Eliatrice Gischewski

Utilizando variadas técnicas de dança como instrumentalização do corpo, propõe um mergulho de cada um em si. Viajar da pele, ao músculo, ao esqueleto, e deste para as profundezas de si, utilizando o movimento como forma de manipulação dos estados próprios, buscando investigar sensações, vibrações e sentimentos como forma de comunicação e discurso.

Através de elementos básicos do movimento, e a relação do indivíduo com a própria máquina-corpo, descobrir as potencialidades cênicas e expressivas de cada pessoa, compreender, transformar e descobrir novas possibilidades da criação de narrativas corporais.

Preparação vocal com Rose Brant

A oficina de voz busca encontrar regiões e caminhos construtivos entre a verdade do artista e a verdade da personagem e tudo que eles exigirão de sustentação. Tom. Registro. A voz pelo corpo. A voz em cena.

Que cada um se aproxime de sua identidade vocal, ampliando sua sensibilidade. Iremos desconstruir laços e estabelecer novas conexões e referências a partir de seu som primário, o que facilitará na composição individual e coletiva dos personagens e sons para a cena.

Prática e Direção Cênica com Fernanda Vianna

A oficina irá abordar diversos passos do processo da direção de um espetáculo teatral, com o objetivo de promover uma visão geral deste trabalho.

Trabalharemos a realização de jogos teatrais que estimulem a disponibilidade do ator estimulando a escuta, o jogo e o improviso; técnicas corporais e vocais; a interlocução entre os diversos instrumentos para criação da cena: palavra, gesto, figurino, cenário; funções e responsabilidades do(a) diretor(a); a escolha do texto; a concepção do espetáculo; a formação da equipe artística e técnica; a montagem teatral (criação artística e produção)

Dramaturgia com Malu Grossi Maia

A oficina de Dramaturgia pretende investigar com os alunos como dar forma à história que querem contar. As histórias estão ao mesmo dentro e fora de nós, sendo importante tanto escutarmos quando falarmos o que elas têm a dizer. Partindo desse ponto, vamos aprender primeiro alguns conceitos do gênero de escrita dramatúrgica – ação, arco de personagem, estrutura dos atos, conflitos e diálogos. Depois, faremos exercícios de colocar a história ao mesmo tempo no papel e na memória, entendendo que é preciso tanto um esforço da imaginação para que uma lembrança possa ser contada, quanto a descrição da realidade para inspirar a invenção.

À medida em que as histórias vão sendo coletadas, vamos discutindo e recriando em grupo uma peça única para desenvolvimento do projeto. Os exercícios partem de entrevistas entre os participantes, jogos teatrais de oralidade, leitura de referências e pesquisa complementar de mais detalhes ou elementos de roteiro para a proposta que eles mesmos criarão.