TEMPORADA ENCERRADA AO VIVO7 a 13 de dezembro - 20h(segunda a domingo)
#CenaWeb - Experimentos Digitais
‘Ítaca, 365, apto 23’ – A íntima odisseia de Cacá Carvalho

#CenaWeb - Experimentos Digitais
‘Ítaca, 365, apto 23’ – A íntima odisseia de Cacá Carvalho
AO VIVO
7 a 13 de dezembro - 20h(segunda a domingo)

Para acessar a sala de transmissão, preencha o formulário.
Acessibilidade:
Em seu título, ‘Ítaca, 365, apto 23’ já entrega algumas pistas sobre o tema e a narrativa desta primeira estreia do CenaWeb. Se o ponto de partida é o clássico de Homero (‘Odisséia’), a estrutura do trabalho se baseia em pontos de conexão entre o referencial texto grego e elementos da trajetória e da intimidade de Cacá Carvalho, cujo apartamento – localizado no prédio de número 365 – foi inteiramente modificado para servir de cenário ao projeto.
Idealizado em parceria com o dramaturgo Vinicius Calderoni e o pesquisador Guilherme Gontijo, a montagem flagra o retorno ao lar de um homem após um longo tempo, tal qual Ulisses na secular obra. É um personagem do passado em um mundo novo e arrasado. O cenário encontrado gera uma intensa decepção, pois nada está do jeito que ele imaginava.
‘O isolamento social nos proporcionou voltar para a casa, voltar para dentro, ver coisas que não víamos mais e repensar’,
reflete Cacá sobre a origem do projeto, quando foi afetado pessoalmente por questões que o levaram a pensar em voltar para Belém, sua cidade natal.
Entre trechos da seminal obra e cenas originais desenvolvidas a partir de memórias de Cacá, a dramaturgia terá ainda citações de diversos pensadores sobre como ‘Odisseia’ reverberou em suas escritas. Foi da fricção entre esses três eixos que nasceu o texto final de ‘Ítaca, 365, apto 23’, um trabalho de natureza híbrida que almeja provocar uma investigação permanente.
Acessibilidade: o espetáculo conta com versão legendada e audiodescrição.
Fotos: Yllan O Carvalho e Junae Andreazza
Sinopse:
Um homem não sabe porque vai, mas sabe porque volta. Inspirado na “Odisseia de Homero”, Cacá Carvalho retorna a sua Ítaca, evocando memórias, saudades e experiências de sua jornada pessoal.
Ítaca é a casa de Odisseu. O lugar de onde partiu para as lutas da vida. É para onde volta cheio de feitos, conquistas e derrotas
Em “Ítaca 365, apto 23“ Cacá Carvalho nos convida a encarar, com ele, o passado para inaugurar um novo presente, em meio a pandemia. A nossa guerra contemporânea. Tudo aquilo que deixamos pra trás quando decidimos partir ainda permanece lá. Mas não exatamente igual. Tudo muda, tudo se transforma. Nossa guerra atual nos interrompe, nos obriga a viajar por nossas entranhas como guerreiros, em um mundo empoeirado, embolorado, esquecido e cheio de belezas.
Confinados em casa, por conta dessa pandemia, descobrimos que ficar em casa é uma oportunidade que todos nós guerreiros ganhamos para olharmos para o nosso interior e de nossa casa.
Para acessar a sala de transmissão, preencha o formulário.
Acessibilidade:
Em seu título, ‘Ítaca, 365, apto 23’ já entrega algumas pistas sobre o tema e a narrativa desta primeira estreia do CenaWeb. Se o ponto de partida é o clássico de Homero (‘Odisséia’), a estrutura do trabalho se baseia em pontos de conexão entre o referencial texto grego e elementos da trajetória e da intimidade de Cacá Carvalho, cujo apartamento – localizado no prédio de número 365 – foi inteiramente modificado para servir de cenário ao projeto.
Idealizado em parceria com o dramaturgo Vinicius Calderoni e o pesquisador Guilherme Gontijo, a montagem flagra o retorno ao lar de um homem após um longo tempo, tal qual Ulisses na secular obra. É um personagem do passado em um mundo novo e arrasado. O cenário encontrado gera uma intensa decepção, pois nada está do jeito que ele imaginava.
‘O isolamento social nos proporcionou voltar para a casa, voltar para dentro, ver coisas que não víamos mais e repensar’,
reflete Cacá sobre a origem do projeto, quando foi afetado pessoalmente por questões que o levaram a pensar em voltar para Belém, sua cidade natal.
Entre trechos da seminal obra e cenas originais desenvolvidas a partir de memórias de Cacá, a dramaturgia terá ainda citações de diversos pensadores sobre como ‘Odisseia’ reverberou em suas escritas. Foi da fricção entre esses três eixos que nasceu o texto final de ‘Ítaca, 365, apto 23’, um trabalho de natureza híbrida que almeja provocar uma investigação permanente.
Acessibilidade: o espetáculo conta com versão legendada e audiodescrição.
Fotos: Yllan O Carvalho e Junae Andreazza
Ficha técnica:
Concepção e Direção: Cacá Carvalho
Dramaturgia/Roteiro: Vinícius Calderoni e Guilherme Gontijo Flores
Idealização Projeto TeatroEmMov Digital e Coordenação de produção: Tatyana Rubim
Elenco: Odisseu/ Ninguém: Cacá Carvalho / Como Penélope: Vera Sala / Como Telêmaco: Theo Retti / Como Argo: Guido
Direção de Arte: Márcio Medina
Direção de fotografia e edição: Junae Andreazza
Desenho de Som e Trilha Sonora: Paulo Santos
Desenho de luz: Fábio Retti
Consultoria Artística à direção: Roberto Bacci e Stefano Geraci
Assistência de direção: Victor Mendes
Produção Executiva: Bárbara Amaral
Administrativo/ Financeiro: Sônia Branco
Estudio: ENG Estudio – Ernani Napolitano ESTUDIO – Alexandre Martins
Mixagem e Masterização da Trilha: REC
Operador de Câmera e Still: Yllan Carvalho
Cenotécnico: Marcos Diglio
Assistente de cenotécnico: Rafael Boese
Assistente de cenografia: Marita Prado
Adereço: Inês Sacay e Yéyé Porto
Costureira: Judite de Lima
Projeto gráfico: Ofício – Tiago de Macedo
Motorista: Nilson Ribeiro
Cattering: Tanea Romão – Kitanda do Brasil
Motoboy: Luciano de Oliveira
Limpeza: Zuma Nery e Sr. Toninho
Com excertos de Homero, por Guilherme Gontijo Flores Alfred Tennyson, por Rubens Canarim, Bernardo Lins Brandão, Joseph Brodsky por Irineu Franco Perpétuo e Guilherme Gontijo Flores, Karen Blixen por Cacá Carvalho, Konstantinos Kavafis, por Haroldo de Campos e Mônica de Aquino
Streaming: Plataforma Copacabana Filmes
Legendas: Janequine Audiovisual
Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação (nacional) e Luz Comunicação (regional)
Redes Sociais: Leticia Leiva
Consultoria Jurídica: Olivieri Advogados Associados
Apoio: Objetos de Cena Antiguidades
Realização: Rubim Produções
Agradecimentos Especiais: (Cacá Carvalho e Tatyana Rubim)
– Aos ensinamentos de Umpierrez em sua “Clinica de Obsessão”, nosso mentor.
– À Fernanda Montenegro, nosso farol.
– A todos os moradores do Edifício da João Arruda e ao Síndico Ricardo Picarone, que nos consentiram fazer da nossa residência a “casa palco”, e, assim, permitindo que a arte aconteça.
– Ao Cacá Carvalho e Marcinho pela genialidade e amizade, que se traduzem em pura confiança e estado de resiliência, que nos alimenta a alma e a razão, para existirmos no “estado da arte”. (de Tatyana Rubim).
– À minha família que me permite ser tudo, em especial aos meus pais, Luis e Yêda Rubim que, como exemplo de muitos idosos, são modelos, por se manterem vivos e com fé na vida. (de Tatyana Rubim)
– À minha equipe que, firmemente e com competência, segue comigo na luta, antes e durante a pandemia. E é tudo!
– À Tatyana Rubim por sua generosidade e paciência. (de Cacá Carvalho) A todos os médicos que, como guerreiros, lutam pela vida em nome de Dr. Ricardo Rivetti. A todos os professores que, neste momento de pandemia, se superam e mantém o saber para nossas crianças, em nossas casas, em nome das professoras de Theo Retti e de Manuela Borges, Sra. Daniela Janinne e Andrea da Fonseca Barros Innocentini.
Agradecimentos:
Carla Camurati
Paula Martins
Jose Renato Rocha de Carvalho
Carlos Gradim
Bella Marcatti
Vera Mendes
Equipe Instituto Unimed BH
Equipe Instituto Cultural Itaú
Equipe comunicação Social da Cemig

